Madre Carmela Prestigiacomo

Fundadora

O Colégio Nossa Senhora das Graças pertence às Irmãs da "Congregação do Sagrado Coração do Verbo Encarnado"

A missão do Colégio “Nossa Senhora das Graças” é seguir as pegadas de Madre Carmela, fundadora da Congregação do Sagrado Coração do Verbo Encarnado aplicando sua experiência educativa onde se destaca uma pedagogia que favoreça o crescimento integral do educando, estimulando não só o conhecimento cognitivo, mas também o sensorial, intuitivo, afetivo, racional e o transcendental. Destaca-se também uma pedagogia Mariana, inspirada em Nossa Senhora das Graças, como mãe de Jesus, o Verbo Encarnado e como educadora e modelo que leva a Jesus. Em Maria encontram-se elementos da ação educativa, ou seja, a pedagogia da PRESENÇA que permite conhecer e ajudar melhor o educando, a pedagogia da SIMPLICIDADE que busca a essência sem orgulho, o ESPIRITO DE FAMILIA que propõe o DIALOGO, a ACOLHIDA carinhosa e o TRATO SIMPLES formando assim uma comunidade educativa. É missão ainda da escola desenvolver o espírito de cidadania e o amor ao trabalho, elemento constitutivo da dignidade humana.

O Colégio “Nossa Senhora das Graças” entende que o papel do Educador na formação da personalidade do aluno é fundamental, por isso adota recursos técnicos-pedagógicos não só para fundir cultura, mas para propiciar um meio sadio para o perfeito desenvolvimento de suas potencialidades. A escola e todo o seu sistema se volta à formação do aluno através de recursos que visem o desenvolvimento intelectual, ultural, social, ético e profissional num exercício de cidadania. O CNSG direciona os seus esforços para que o aluno possa atingir um sensível amadurecimento nas suas capacidades de observação, comparação, síntese e elaboração que o possibilite ter um perfeito juízo de sua realidade, pronto para dar respostas inteligentes em cada momento que a vida solicitar, atuar de forma coadjuvante à família, com objetivo de oferecer à sociedade, jovens conscientes de seu papel, atuantes e producentes, capazes de analisar, interpretar e transformar a realidade, visando o bemestar pessoal e coletivo do homem.

Por ser uma escola católica, que tem seus valores educativos calcados sobre os valores da família e no desenvolvimento da educação, procura trabalhar junto aos pais que participam ativamente através de reuniões, entrevistas, contatos telefônicos e no acompanhamento do processo educativo podendo fazer-se presentes ainda nas atividades extra classe . E como educação não se improvisa, os pais juntamente com a scola devem se reocupar desde a educação infantil, tendo em vista o desenvolvimento futuro do educando por isso é uma grande preocupação do CNSG manter constantemente abertos, canais de comunicação entre alunos, pais e educadores, promovendo um ambiente favorável às relações.

A preocupação de educar é uma das características primordiais da escola. Por essa razão procura-se desenvolver nos educandos normas de boa convivência entre seus colegas de escola e os demais membros da comunidade. Por isso o aluno do CNSG participa de campeonatos dentro e fora da escola, campanhas de solidariedade às pessoas carentes, fazem visitas ao asilo, creches e zonas mais pobres da cidade onde levam doações e assim aprendem a dar mais valor àquilo que possuem crescendo sem preconceitos sociais. Os problemas disciplinares que venham a ocorrer são resolvidos conforme reza o Regimento Interno do CNSG onde se encontram as normas disciplinares e os projetos especiais para minimizar esses problemas.