A EVOLUÇÃO DA MÚSICA NO SÉCULO XX

A música, tão velha quanto a humanidade, sempre existiu como produção cultural, pois de acordo com estudos científicos, desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas pela África, a música era parte integrante do cotidiano dessas pessoas. Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos e que as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta. A música, ao ser produzida e/ou reproduzida, é influenciada diretamente pela organização sociocultural e econômica local, contando ainda com as características climáticas e o acesso tecnológico que envolvem toda a relação com a linguagem musical. A música possui a capacidade estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. A música é uma linguagem local e universal.

A partir do século XX, a produção musical sofreu uma grande diversidade no que tange aos seus aspectos culturais e tal diversidade estava atrelada às modificações ocorridas com a utilização de meios de comunicação como o rádio, no que se refere à gravação do áudio, à televisão, na visualização do áudio e da imagem e, mais recentemente, com a internet. A música como sendo uma das mais belas artes e com grandes benefícios, não poderia ficar ausente de nosso currículo escolar.

A iniciativa desse projeto surgiu pela necessidade de apresentar aos alunos a contribuição dos grandes ícones da  música  e  da formação dos diversos movimentos musicais ocorridos no país, na importância em difundir outros estilos musicais que não são tão presentes no cotidiano dos alunos, a fim de que possam contribuir no processo ensino-aprendizagem, tornando-os cidadãos com um maior senso crítico de leitura e interpretação, e proporcionando a formação de pessoas mais flexíveis e atuantes na sociedade em que vivem.

O Colégio Nossa Senhora das Graças traz para vocês, nesta noite, nosso 1º Sarau. Mais um evento que fará parte de nosso calendário festivo. Apresentaremos um repertório de clássicos da música que farão relembrar momentos vividos e jamais esquecidos de alegria, emoção e nostalgia.

Acesse nossa galeria de fotos: http://colegionsgracascambara.com.br/gallery/evolucao-da-musica-no-seculo-xx/